coisas de áfrica

terreiro

orixás

entidades

rituais






deutsch | english | português

Terreiro Terra Sagrada

Um terreiro é uma organização na qual se oferece um aprendizado espiritual. Com base numa cosmologia voltada à natureza o terreiro possibilita um caminho de aprendizado iniciático. Seu objetivo é aumentar a consciência para a expressão material e transcendental de tudo o que é vivo e propiciar uma conexão natural e dinâmica com o fluxo da vida.
 
Um terreiro é uma comunidade cuja organização e estrutura está subordinada à busca de valores sagrados ou meta-instâncias como o amor, a humildade, a responsabilidade, a compreensão e a sabedoria.
 
O Terreiro Terra Sagrada toma como base para seus rituais, sua liturgia e filosofia a tradição dos Orixás, sempre procurando com todo o respeito desenvolver as formas tradicionais já existentes para se adequarem ao continente europeu. A celebração de rituais espirituais complexos faz parte do caminho de aprendizado e requer competência, dedicação, treinamento e experiência. A complexidade dos rituais se mostra na interação das diferentes funções dentro do terreiro. Estas funções codificadas viabilizam conjuntamente processos espirituais.
 
O conhecimento específico sobre processos no mundo invisível, sobre liturgia e seqüências de orações, sobre a decoração do altar e do espaço interior, sobre a linguagem ritual gestual e oral, assim como sobre o movimento dentro do espaço, este conhecimento só é hoje realmente vivido em poucos lugares no mundo. O terreiro é um lugar no qual esses complexos conhecimentos rituais podem ser guardados e desenvolvidos por uma comunidade com competências diferenciadas.