coisas de áfrica

terreiro

orixás

entidades

rituais






deutsch | english | português

Nossos mestres

O dia a dia da prática ritual é formada pelo relacionamento com o Ori. Este é um espaço psíquico sutil que é permeado pelas forças primordiais dos Orixás, e que é ao mesmo tempo compatível com a consciência (verbal) dos humanos.
 
Incorporações no campo do Ori se manifestam como seres próprios, entidades, com capacidade de comunicação. Essas forças-entidades, que tradicionalmente são chamadas de Caboclos, Pretos Velhos, etc., são mestres espirituais fundamentais no caminho de aprendizado dos iniciantes e estão à disposição das visitas das giras como recursos elementares.
 
É uma grande alegria e honra que o Terreiro Terra Sagrada possa ser o lugar de atuação de tantas entidades que alimentam e ensinam. Com a Cabocla Oxitaya e Vó Luzia, entidades mentores do terreiro, dançam também as Caboclas Andajara e Jandira, os Caboclos Ogum Naruê, Iara e Beira Mar, Caboclos de Xangô, Caboclos de Oxóssi como Guaracy Pandaya e as Pretas Velhas Anna Maria, Maria Cruz, Rosália, o Preto Velho Sebastião e muitos outros.